top of page

A Armadilha da Tecnologia

Nos últimos dois séculos , o crescimento econômico , aliado ao progresso tecnológico , foi considerado um caminho indiscutível para o bem estar , a saúde e a conquista de mais tempo para o lazer. Muitas pessoas acreditaram que a ciência e a tecnologia nos tornariam livres e felizes , e que isso se reverteria no aperfeiçoamento social e ético dos povos.

No começo do século XXI , essa perspectiva mudou. A inteligência artificial , a nanotecnologia e a biotecnologia poderão produzir mudanças tão radicais que poderão por em risco a própria sobrevivência da humanidade. Testar essas hipertecnologias pode comprometer , de modo irreversível , o meio ambiente e a economia das sociedades nas próximas décadas.

A inteligência artificial pode tornar o ser humano descartável, a biotecnologia pode intervir de forma desastrosa no curso da evolução , e a nanotecnologia pode levar `a destruição da atmosfera. Novos dilemas éticos surgirão com essas hipertecnologias , e não estamos preparados para enfrenta-los.

A tecnologia é um fenômeno planetário irreversível que tem sua historia própria. Precisamos reconstruir nossa relação com ela e perceber que , embora já nao possamos controla-la , podemos pelo menos influenciar seu desenvolvimento para que ela não se volte contra nós.

Fonte: livro “O cérebro e o robô” .Autor Joao de Fernandes Teixeira

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round
bottom of page