Ciência & Fé : O Como e o Porquê

A ciência tem como objetivo o estudo do mundo físico e os fenômenos observáveis da natureza. Tudo o que eu posso ver, ouvir , sentir , medir , pesar , apalpar é objeto da ciência. Com base nas observações do mundo físico , o cientista consegue descobrir as leis que regem o universo.

O filosofo inglês Francis Bacon (1561-1626) foi o maior promotor e defensor da ciência como é concebida atualmente , baseada unicamente em provas empíricas , isto é , em provas concretas e palpáveis adquiridas através de experimentos e verificações.

Com esse modo de entender , a ciência joga as questões religiosas ( aquelas que eu não posso provar através de experimentos e provas físicas ) para o campo da fé ou da metafisica.

O físico brasileiro Marcelo Gleiser dá uma ideia muito boa sobre os papeis específicos da ciência e da religião: “ É importante fazermos uma distinção entre o que a ciência pode e o que a ciência não pode tratar. Uma das coisas importantes nessa discussão é que existe uma grande diferença entre o porquê e o como , e a ciência é muito boa com o como.

A ciência pergunta: Como esta coisa existe e funciona? A fé pergunta: Por que esta coisa existe e funciona deste jeito?

O cientista procura saber por exemplo, como o sol atrai para si os planetas. Newton explicou dizendo que a gravidade é uma força que atrai com o inverso do quadrado da distancia. Essa é a típica explicação do como. Mas, se você perguntar : Por que o sol gera esta força? , a ciência não tem nada a dizer.

O astrofísico inglês Stephen Hawking disse com relação a teoria do big bang: “Nós estamos chegando perto de saber como o Universo se originou... Agora ,o porquê que o Universo se deu ao trabalho de resolver existir , essa é uma pergunta que só Deus pode responder”.

A ciência explica como funciona o mundo , e não o porquê que o mundo funciona. A religião busca esse porquê . Mas , a religião não pode ter a pretensão de explicar o como. Nem a ciência , explicar o porquê . A ciência deve reconhecer seus próprios limites. A religião, também .

Texto retirado do livro “Razão e Fé” de Augusto Pasquoto

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round

© 2023 por Voz do Sucesso. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round