top of page

Dr Rubens Siqueira recebe título de imortal na Academia de Letras do Brasil

No dia 05 de dezembro de 2015 às 19 horas no Sesc, em solenidade nacional e internacional foi instalada oficialmente a ALB Seccional Rio Preto. Nessa ocasião, foram membrados renomados escritores, artistas e personalidades que se destacaram ao longo da vida, em suas áreas de atuação, seja ela artística, cultural ou científica. Dentre os novos membros que receberam o título de imortal estão o maestro Paulo de Tarso Buchalla, a escritora e antropóloga Niminon Suzel Pinheiro, o psiquiatra e escritor Ângelo Soares Neto e o médico pesquisador Dr. Rubens Camargo Siqueira, e outros nomes de importante relevância no cenário rio-pretense, que serão membros correspondentes, beneméritos e demais títulos que a Academia disponibiliza.

A Academia de Letras do Brasil - Seccional Suíça foi fundada em 02 de Dezembro de 2001 sem fins lucrativos é a primeira Academia Mundial da Ordem de Platão, politicamente ativa. É uma Organização Internacional de Cultura, entidade com Registro na NGO- ONU e Registro de Transparência da União Europeia.

A Academia de Letras do Brasil (ALBtem a sua sede em, Brasília-DF/Brasil. Seu Presidente global é o Prof. Dr. Mário Carabajal Lopes, que estará na solenidade para oficializar a instalação. Em Rio Preto, a presidência da entidade está a cargo da escritora e poeta Roseli Ferraz Arruda, que ocupa a cadeira de número um, na ALB-Rio Preto, e a vice-presidência é ocupada pela jornalista Cecília Dionizio, que ocupará a cadeira de número 14, na região. As outras sedes no interior estão em Mendonça e Araraquara.

Objetivo

Desde a sua fundação o objetivo da instituição é unir os escritores, artistas e cientistas brasileiros em torno de uma organização literária, para juntos, através das letras, contribuírem para o desenvolvimento de valores humanos, políticos e sociais, atuando nos mais diversos segmentos organizacionais da Nação e países com Relações Diplomáticas com o Brasil.

Na sede da ALB/Suíça, por exemplo, que está entre as mais ativas, além de congregar os escritores, pesquisadores, estudantes de língua portuguesa e leitores, residentes na Suíça ou não, o foco maior é manter um diálogo com a sociedade. E, através disso, difundir a literatura e a cultura brasileira. Seja através de projetos e parcerias com governos, ou entidades, ou das ações oriundas das atividades acadêmicas. Levar à comunidade brasileira, residente na Suíça, não só o resultado das criações dos escritores e pesquisadores, mas ser um fórum permanente de discussão, integração e de escuta destas comunidades. Atuando como mediador e interlocutor das mesmas, com governos e organismos da sociedade civil organizada no Brasil e no Mundo.

Para a poeta Roseli Arruda trazer a ALB para Rio Preto é numa proposta social de transformação por meio do conhecimento e da cultura. “Inclusive, já desenvolvemos um projeto que aguarda aprovação, mesmo antes da instalação da ALB. Trata-se do projeto Biblio-Truck que visa levar até às regiões mais carentes de Rio Preto, e cidades da região, o ônibus- biblioteca. Crianças e adultos carentes, em todas as regiões da cidade, poderão ter uma biblioteca, e atividades culturais, disponíveis em seu próprio bairro, facilitando o acesso desses moradores à leitura de bons e dignificantes livros e a cultura de uma forma geral, com a realização de atividades paralelas à passagem do ônibus, por estes locais”, diz Roseli.

Sem fins lucrativos

A ALB é uma entidade nacional e internacional sem fins lucrativos, com trabalhos sociais desenvolvidos com a ONU e a União Europeia e será instalada em nossa cidade com a proposta de expandir as possibilidades de discussão, produção e divulgação dos trabalhos artísticos e culturais dos nossos rio-pretenses, são muitas pessoas talentosas, muitos jovens carentes a espera de uma chance para seguirem em frente na vida. “E nós da Academia de Letras do Brasil contamos com a participação de toda a sociedade numa grande e preciosa parceria para fazer a cultura mais acessível a todos”, diz.

A ALB tem a honra de informar que conta com o apoio do Sesc, da Prefeitura e do Hotel Nacional, que auxiliam na instalação da entidade em nossa cidade, uma vez que o evento tem divulgação automática tanto nas outras sedes da ALB no Brasil, quanto no exterior.

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round
bottom of page