Dr Rubens Siqueira recebe título de imortal na Academia de Letras do Brasil
No dia 05 de dezembro de 2015 às 19 horas no Sesc, em solenidade nacional e internacional foi instalada oficialmente a ALB Seccional Rio Preto. Nessa ocasião, foram membrados renomados escritores, artistas e personalidades que se destacaram ao longo da vida, em suas áreas de atuação, seja ela artística, cultural ou científica. Dentre os novos membros que receberam o título de imortal estão o maestro Paulo de Tarso Buchalla, a escritora e antropóloga Niminon Suzel Pinheiro, o psiquiatra e escritor Ângelo Soares Neto e o médico pesquisador Dr. Rubens Camargo Siqueira, e outros nomes de importante relevância no cenário rio-pretense, que serão membros correspondentes, beneméritos e demais títulos que a Academia disponibiliza.
A Academia de Letras do Brasil - Seccional Suíça foi fundada em 02 de Dezembro de 2001 sem fins lucrativos é a primeira Academia Mundial da Ordem de Platão, politicamente ativa. É uma Organização Internacional de Cultura, entidade com Registro na NGO- ONU e Registro de Transparência da União Europeia.
A Academia de Letras do Brasil (ALBtem a sua sede em, Brasília-DF/Brasil. Seu Presidente global é o Prof. Dr. Mário Carabajal Lopes, que estará na solenidade para oficializar a instalação. Em Rio Preto, a presidência da entidade está a cargo da escritora e poeta Roseli Ferraz Arruda, que ocupa a cadeira de número um, na ALB-Rio Preto, e a vice-presidência é ocupada pela jornalista Cecília Dionizio, que ocupará a cadeira de número 14, na região. As outras sedes no interior estão em Mendonça e Araraquara.
Objetivo
Desde a sua fundação o objetivo da instituição é unir os escritores, artistas e cientistas brasileiros em torno de uma organização literária, para juntos, através das letras, contribuírem para o desenvolvimento de valores humanos, políticos e sociais, atuando nos mais diversos segmentos organizacionais da Nação e países com Relações Diplomáticas com o Brasil.
Na sede da ALB/Suíça, por exemplo, que está entre as mais ativas, além de congregar os escritores, pesquisadores, estudantes de língua portuguesa e leitores, residentes na Suíça ou não, o foco maior é manter um diálogo com a sociedade. E, através disso, difundir a literatura e a cultura brasileira. Seja através de projetos e parcerias com governos, ou entidades, ou das ações oriundas das atividades acadêmicas. Levar à comunidade brasileira, residente na Suíça, não só o resultado das criações dos escritores e pesquisadores, mas ser um fórum permanente de discussão, integração e de escuta destas comunidades. Atuando como mediador e interlocutor das mesmas, com governos e organismos da sociedade civil organizada no Brasil e no Mundo.
Para a poeta Roseli Arruda trazer a ALB para Rio Preto é numa proposta social de transformação por meio do conhecimento e da cultura. “Inclusive, já desenvolvemos um projeto que aguarda aprovação, mesmo antes da instalação da ALB. Trata-se do projeto Biblio-Truck que visa levar até às regiões mais carentes de Rio Preto, e cidades da região, o ônibus- biblioteca. Crianças e adultos carentes, em todas as regiões da cidade, poderão ter uma biblioteca, e atividades culturais, disponíveis em seu próprio bairro, facilitando o acesso desses moradores à leitura de bons e dignificantes livros e a cultura de uma forma geral, com a realização de atividades paralelas à passagem do ônibus, por estes locais”, diz Roseli.
Sem fins lucrativos
A ALB é uma entidade nacional e internacional sem fins lucrativos, com trabalhos sociais desenvolvidos com a ONU e a União Europeia e será instalada em nossa cidade com a proposta de expandir as possibilidades de discussão, produção e divulgação dos trabalhos artísticos e culturais dos nossos rio-pretenses, são muitas pessoas talentosas, muitos jovens carentes a espera de uma chance para seguirem em frente na vida. “E nós da Academia de Letras do Brasil contamos com a participação de toda a sociedade numa grande e preciosa parceria para fazer a cultura mais acessível a todos”, diz.
A ALB tem a honra de informar que conta com o apoio do Sesc, da Prefeitura e do Hotel Nacional, que auxiliam na instalação da entidade em nossa cidade, uma vez que o evento tem divulgação automática tanto nas outras sedes da ALB no Brasil, quanto no exterior.