Ken Wilber "o Einstein da Consciência"

Imagine se pegassemos tudo o que as várias culturas do mundo têm a nos dizer a respeito do potencial humano - sobre desenvolvimento psicológico, desenvolvimento espiritual e desenvolvimento social - e identificássemos os padrões básicos que ligam essas peças do conhecimento humano. E se tentássemos criar um mapa todo-abrangente, ou integral, que abarcasse os fatores mais importantes de todas as grandes tradições mundiais?

Foi exatamente esse mapa que Ken Wilber, um dos maiores filósofos e pensadores contemporâneos, se propos a fazer. Utilizando todos os sistemas e modelos conhecidos do desenvolvimento humano - desde os sábios da Antiguidade até as últimas descobertas da ciência cognitiva -, ele decompõe os seus principais componentes em cinco elementos simples, que, além do mais, os leitores podem verificar na sua própria experiência de vida.

Ken Wilber, considerado o fundador do campo de Estudos Integrais, é uma das mais claras mentes e mais inteligentes vozes da atualidade. Ele foi chamado de o Einstein da Consciência" por sua síntese das mais importantes tradições psicológicas, filosóficas e espirituais do Oriente e do Ocidente.

Em seus primeiros estudos, Wilber chegou a um impasse. Deparou-se com Freud dizendo que para ser feliz você precisa fortalecer seu ego enquanto Buda ensinava que para ser feliz você deve, metaforicamente, morrer para o seu ego. Ou seja, duas afirmações aparentemente contraditórias. Qualquer pessoa diria que Freud está certo e Buda errado ou vice-versa.

A originalidade de Wilber está na percepção profunda desse impasse. Diante de dois gênios da humanidade, ele não conseguia aceitar que um deles pudesse estar completamente errado. A solução foi afirmar que ambos estão certos, mas parcialmente certos.

Tal insight norteou todo o pensamento wilberiano no sentido de que ninguém erra 100%, todos tem alguma contribuição para dar. Seu esforço intelectual, então, se concentrou na tarefa de como integrar as verdades parciais de quase todos os saberes da humanidade (da física à sociologia) num sistema explicativo, numa matriz que respeite a hierarquia e o senso de proporção de cada proposta.

Em 1995, após mais de uma dezena de livros publicados, ele apresentou os fundamentos do Modelo Integral na obra seminal Sex, Ecology, Spirituality.

Até 1998 Wilber trabalhou praticamente de forma solitária. Nesse ano, recebeu uma doação de um milhão de dólares de um grupo de empresários norte-americanos que se encantou com suas idéias. Esse fato foi extremamente importante para a divulgação e desenvolvimento do Modelo Integral: ele fundou o Integral Institute. Alguns pensadores integrais, membros fundadores desse Instituto, são: Warren Bennis, Fred Kofman, Deepak Chopra, Robert Kegan, Francisco Varela, Roger Walsh, Frances Vaughan, Michael Murphy, Larry Dossey, Joe Firmage, George Leonard, Tami Simon, Alex Grey, Stuart Davis, Ed Kowalczyk, etc.

Atualmente, o Integral Institute possui um corpo de mais de 400 pensadores desenvolvendo, sob o enfoque integral, teorias e metodologias práticas nas seguintes áreas: Artes, Ciência Integral, Consciência, Criminologia, Direito, Ecologia, Educação, Educação Correcional, Espiritualidade, Feminismo, Finanças, Matemática, Medicina, Ministério Congregacional, Negócios e Liderança Empresarial, Política, Prática de Vida Integral, Psicologia, Redação, Saúde Pública, Serviço Social, Suicidiologia e Sustentabilidade. Além disso, em 2007 iniciaram-se as atividades da Integral University, que oferece programas de mestrado e doutorado à luz da Visão Integral.

Os esforços do Integral Institute estão concentrados no desenvolvimento e integração de teorias e metodologias que melhorem o desempenho e mantenham equilibradas quatro perspectivas fundamentais (Wilber as chama de quadrantes) presentes em tudo que compõe o universo: comportamental, intencional, cultural e social. Além disso, o Modelo Integral preocupa-se em integrar os diferentes e variados níveis de consciência das pessoas, tanto individual quanto coletivamente.

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round

© 2023 por Voz do Sucesso. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round