Cegueira Espiritual: Uma Grave Doença da Humanidade.


De todos os sentidos físicos, suponho que concordamos que o da visão é o de maior valor e o mais precioso. O cego encontra-se numa escuridão física e não pode ver os objetos, por mais brilhante que esteja o sol e a despeito de quão claramente estes mesmos objetos possam ser descritos.

Mas há outro tipo de cegueira que é pior que a física ou corporal que é denominada cegueira espiritual

A cegueira espiritual consiste na cegueira da mente, ou incapacidade de ver as coisas na dimensão espiritual , ou seja , enxergar o mundo sem ilusões , mascara social e auto imagem criada para ser aceito e escravizado por um sistema denominado pelas religiões como simplesmente “O Mundo”.

A visão é normalmente usada na linguagem, tão bem como na Bíblia, como uma metáfora para a mente ou entendimento. Explicamos algo a uma pessoa e depois exclamamos: "Está vendo?" Com isto queremos dizer: "Entende?"

A cegueira espiritual é muito pior em natureza e extensão, do que a física e além disso , a cegueira espiritual é muito mais predominante do que a física. Só alguns poucos habitantes da terra são fisicamente cegos, enquanto que cada homem, em seu estado natural, é cego as verdades espirituais.

A escuridão é um símbolo bíblico para a ignorância e o homem, em sua condição natural, é ignorante das coisas espirituais. Jesus Cristo disse: "Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus", João 3.3. Ele não pode entender as coisas do reino. O Evangelho pregado por Paulo estava escondido para o perdido, isto é; ele não podia entender nem apreciá-lo. O Evangelho de Cristo é uma luz grande e gloriosa; é a luz da salvação. Ela mostra como o homem pode se tornar justo; aponta o caminho para o céu; mas o perdido( o homem mundano e com cegueira espiritual) não entende.

Paulo pregou o Evangelho a todas as classes, para o judeu foi considerado um escândalo (uma história vergonhosa), e para o grego uma loucura. Nenhuma das duas classes o entendeu. Estava escondido porque a mente deles era cega. Paulo orou pela salvação de seus irmãos na carne. Eles tinham zelo de Deus, mas eram ignorantes em como se tornar justos pela fé em Cristo, e tentavam estabelecer sua própria justiça (Rom. 10.1-3). Esta é a condição de todos os que tentam ser salvos por suas próprias obras. Eles estão perdidos! O Evangelho está escondido para eles. São cegos!

O homem espiritualmente cego não tem consciência desta cegueira. Ele acha que seus pensamentos a respeito do pecado e da salvação são certos. O homem fisicamente cego sente-se feliz em ter um guia, alguém que o leve de um lugar para outro. Mas o cego espiritual zomba de um guia, porque a maior causa da cegueira espiritual é nossa autossuficiência , nossa arrogância , o pensamento fundamentalmente racional , que leva ao que denominamos de “dureza do coração “. Assim , para o ser humano ter acesso a esta nova realidade, ou seja , sair desta cegueira espiritual, é necessário a autotranscedência , o sair de si , abrir o coração e com humildade reconhecer o que é obvio, de que sozinho não será capaz de descobrir o verdadeiro sentido da vida .

Será necessário reconhecer que somos participantes de um sistema maior e que as peças de encaixam ao conseguirmos enxergar esta outra realidade.

Como disse Santo Agostinho : Platão quase entrou no paraíso , mas atolou-se no orgulho da razão”.

Quer sair desta cegueira ? reconheça sua fraqueza, que você não é o dono da verdade , que você não é capaz de responder as principais questões existenciais como: Quem sou eu ? O que estou fazendo aqui ? Qual o sentido da vida ? Por que sofremos ? O que existe depois dessa vida?

Só há uma forma de você encontrar estas respostas; abrindo seu coração a Deus , entregando-se de uma maneira transparente , sem máscaras , despido de seu ego , apenas com o “si mesmo”. Assim será possível você receber o que denominamos de graça , por meio da qual esta sabedoria será revelada.

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”Joao 8.32

Abaixo um trecho sobre este tema na carta de Paulo.

"Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a Luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a Luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo". 2 Cor. 4.3-6.

Fontes: https://www.linkedin.com/pulse/20141207123458-207988164-there-is-no-leadership-without-vision

http://www.palavraprudente.com.br/batistacatanduva/colecegueiraespiritual.html

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round

© 2023 por Voz do Sucesso. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round