Ósculos e Amplexos
Ósculo é um gesto de cumprimento entre duas pessoas, expressado através de um beijo que representa um sinal de amizade ou conciliação, bastante utilizado entre os membros de uma comunidade cristã.
Etimologicamente, a palavra ósculo surgiu a partir do latim osculum, que significa "boquinha" ou "beijo".
No ramo da biologia e botânica, o ósculo é um orifício exalante das esponjas (poríferos), por onde passa o fluxo de água, e que se encontra na extremidade livre do corpo desses animais que vivem nos oceanos.
O ósculo santo, também conhecido por "beijo da paz", foi uma forma de cumprimento criada por Jesus Cristo, segundo a religião cristã.
O ato consiste em dar um beijo na face de outra pessoa, em sinal de fraternidade. Com os lábios cerrados, o beijo é descrito apenas como um toque sútil em algum parte do rosto da pessoa.
O ósculo santo é um cumprimento bastante comum entre os membros de uma comunidade cristã. O Papa, bispos, padres e demais integrantes da igreja, por exemplo, utilizam o ósculo como forma de se cumprimentar.
Os apóstolos Pedro e Paulo descrevem e recomendam o uso do ósculo santo em várias citações ao longo dos livros da bíblia cristã.
A expressão "ósculos e amplexos" significa "beijos e abraços".
Enquanto que a palavra ósculo significa "beijo", o termo amplexo quer dizer "abraço", derivando do latim amplexus, que significa "contorno", "circuito", "abraço".
O amplexo é um sinal de afeto bastante comum entre os seres humanos, consistindo em manter os braços entrelaçados entre o corpo do outro, mantendo uma aproximação física.
O apóstolo Paulo não descreveu os detalhes desta saudação, de modo que desse a entender o modo como era procedida com exatidão. Se somente entre pessoas do mesmo sexo ou não. Se na face ou toque de lábios. Ele, entretanto, recomendou aos fiéis da cidade de Corinto, Roma e aos de Tessalônica que saudassem uns aos outros com ósculo santo. O apóstolo Pedro também recomenda a prática em sua epístola aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia , Capadócia , Ásia, e Bitínia (Segundo I Pedro) conforme podemos notar nos seguintes trechos bíblicos:
«(...) Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.» (I Corintios cap 16 v20)
«Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.»( II Corintios cap 13 v12
«Saudai a todos os irmãos com ósculo santo.»( I Tessalonicenses Cap 5 v 26)
«Não me deste ósculo, mas esta (mulher pecadora), desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.»(Lucas cap 7 v 45)
«Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz seja com todos vós que estais em Cristo.»(I Pedro cap 5 v 14)
Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam.»( Romanos cap 16 v 16)