A Amargura Vista por um Microscópio
A amargura é filha de ofensas nutridas por muito tempo.
Aristóteles , filósofo da Grécia antiga, observou: “As pessoas amargas são difíceis de reconciliar e conservam a raiva por muito tempo porque sufocam a animosidade”. Se consultarmos o dicionário encontraremos os seguintes termos referentes à amargura: “tristeza, sofrimento, mágoa , amargor, azedume”. Seu fruto azedo inclui um espírito crítico , animosidade , irascibilidade, auto justificação e tendência a ser contencioso. A pessoa amarga acredita sempre que ninguém a compreende e que o mundo está contra ela. Vomita suas ofensas naqueles que lhe estão mais próximos, pondo de lado exatamente os que podem ajudar. Isso, em troca , reforça sua crença de que ninguém se importa. As pessoas amargas acabam ficando numa condição solitária e miserável.
A amargura deixa varias pegadas reveladoras em nossa alma.
Veja a lista abaixo a analise se te descreve ou alguém que você conhece:
Dificuldade em ouvir o nome de alguém ou encontra-lo publicamente sem ficar tomado por emoções negativas
Pensamentos de vingança , incluindo fantasias de possíveis danos ao ofensor.
Preocupação excessiva com os eventos que cercam a ofensa.
Obsessão ao conversar, contando constantemente a qualquer um que ouça a respeito da ofensa , até cansar.
Vida devocional empobrecida. O tempo valioso outrora gasto com Deus acaba quando se instala a secura espiritual, e a pessoa sente-se distante de Deus.
Se qualquer um destes itens descreve você, é possível que tenha algumas ofensas não resolvidas para acertar. E você tem um bom motivo para resolve-las!!
Qual o solução?
Perdão
Perdoar não é uma fraqueza e sim um ato de fortaleza. Perdoar não é desculpar (você não vai eliminar a culpa de outra pessoa) e sim um ato de amor para consigo mesmo.
Com o perdão será possível eliminar todo este "lixo emocional"contido dentro de você .
Perdoar vai te aproximar de Deus pois , não é possível conciliar dentro de um mesmo coração o amor , o ódio ou amargura.
Para viver no caminho cristão do amor , perdoar é fundamental.
Fonte: Jeff Wickwire. “Livrando-se das mágoas.