top of page

Deus em todo lugar e em lugar nenhum


A tradição monástica especialmente os beneditinos utilizam o conceito da estabilidade espiritual no que diz respeito a procura de Deus na oração. Deus escolheu o coração do homem para fazer a sua morada. O Espírito de Deus habita em nós. Portanto , ou Deus estará presente conosco em todo lugar ou estará em lugar nenhum. A regra é simples: se não sou capaz de encontrar-me com Deus no silêncio do meu quarto, no momento de minha devoção pessoal , não adianta correr atrás de Deus no agito da igreja e das reuniões. Isto porque ou Deus está presente em todo lugar ou em nenhum lugar , esta é a chamada regra da estabilidade espiritual. É com a certeza que Deus está em todo o lugar é que mantenho comunhão com ele na fila do banco, no silêncio do meu quarto , no ambiente de trabalho e nos encontros da igreja. A partir do momento que excluo Deus de algum destes lugares para encontrá-lo apenas nos outros adquiro a chamada instabilidade espiritual.

A instabilidade espiritual caracteriza-se pela nossa inquietação e incapacidade de perceber a presença de Deus em nós. Para muitos Deus está presente em algum outro lugar, como em alguma reunião “abençoada , num culto de grupo de oração ou numa “vigília poderosa.”. São pessoas que vivem sempre correndo atrás de algum lugar , onde imaginam que Deus esteja, ou, na linguagem mais popular, onde a “benção “está. Tornando-nos incapazes de olhar para dentro de si mesmos e encontra-lo lá, onde ele escolheu habitar.

Por isso que Jesus quando ensinou seus discípulos a orar , instrui-os a entrarem no quarto para um encontro secreto, pois é no lugar secreto que aprendemos a orar. Quem aprende a orar no secreto , ora em qualquer outro lugar , mas quem não sabe orar em secreto , dificilmente consegue orar nos outros lugares.

Pode até fazer uma oração, mas dificilmente estabelecerá uma relação íntima , verdadeira e pessoal. A estabilidade espiritual se dá quando encontramos Deus em todo lugar a partir do encontro com ele no lugar mais secreto de nossa alma, que é nosso coração.

Referencia : “Janelas para a Vida”. Ricardo Barbosa de Sousa.

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round
bottom of page