Confiança e o Crescimento Espiritual


Os sentimentos de medo , rejeição e abandono são grandes obstáculos emocionais ao crescimento e ao amadurecimento. Eles têm o poder de paralisar a jornada espiritual. João afirma que o medo produz tormento e quem tem medo não cresce no amor ( 1Jo 4.18).

Pessoas que não foram reconhecidas e afirmadas na sua infância e adolescência , que foram muito cobradas sem jamais atingirem o grau de exigência que era esperado, as que sofreram violência ou algum tipo de preconceito (ou bulling) , carregam este sentimento de medo , insegurança e a sensação de ter sido abandonado.

Uma consequência desses sentimentos é a dificuldade de estabelecer relações de confiança.

Cultivamos certa suspeita das pessoas que nos cercam e chegamos a duvidar do amor e do cuidado de Deus.

Portanto o medo , a insegurança e o abandono são grandes obstáculos ao crescimento e amadurecimento espiritual.

Pessoas que cultivam esses sentimentos buscam “fórmulas” religiosas , não o crescimento espiritual. Buscam as “orações poderosas”, soluções mágicas. São atraídas por líderes dominadores e manipuladores que alimentam uma fé infantil e dependente. Pessoas assim não crescem nem amadurecem. A santidade é percebida de modo moralista e legalista. Precisam de regras e não de princípios. Permanecem infantis porque o medo não permite que sejam “aperfeiçoadas no amor”(1jo 4.18).

Se Deus é por nós , por que agimos como se fosse contra nós? Talvez , numa resposta aparentemente simplista , isso acontece porque não confiamos em Deus, pois carregamos marcas profundas de medo e insegurança em nossa história e não sabemos o que significa realmente confiar.

A experiência da conversão nos redime e liberta das marcas de nossa história. Se por um lado somos reconciliados com Deus e adotados como seus filhos e filhas amados , por outro aprendemos a perdoar com o mesmo perdão que Deus nos perdoa em Cristo. Uma vez perdoados, somos levados pelo próprio Deus a nos reconciliar com o nosso passado e a redimi-lo. A redenção do passado liberta nossas memórias.

Todos nós enfrentamos as dificuldades inerentes a vida e aos relacionamentos , mas Deus continua sendo por nós.

É essa confiança viva e cada vez mais robusta em Deus que não apenas nos sustenta em tempos de tribulação , mas também nos liberta do medo e da insegurança.

Muitas coisas acontecem contra nós, muitas delas são extremamente dolorosas , mas nenhuma delas tem poder para ofuscar a importante verdade de que Deus é por nós.

Fonte: livro: Pensamentos Transformados , Emoções Redimidas. Ricardo Barbosa de Sousa.

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round

© 2023 por Voz do Sucesso. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round