top of page

O que é a Verdade?


Pilatos perguntou a Jesus: “O que é a verdade?”(Jo 18.38).Jesus não respondeu , porque Pilatos não estava interessado em saber o que era a verdade.

Aos discípulos , Jesus sim diz o que é a verdade: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”(Jo 14.6). A verdade é o caminho que leva a vida.

A “verdade” quer dizer a “realidade”, o que realmente existe e dá vida.

Essa verdade não é de ordem puramente intelectual. A pessoa pode até não conhecer o nome de Jesus, mas se ele segue o caminho de Jesus , está na verdade.

Jesus explica: “Ninguém vai ao pai senão por mim”(Jo 14.6).

O adversário da verdade não é a ignorância ou o erro, mas a mentira. Jesus não vem para combater a ignorância ou dissipar o erro , mas para denunciar e combater a mentira.

Por isso a afirmação da verdade é um combate, uma vez que a mentira domina neste mundo.

A mentira ensina um falso caminho , um caminho que leva à morte. Ela prometa a vida , mas leva a morte. Jesus vem exatamente para desmascarar este jogo, coo por exemplo os religiosos que viviam uma hipocrisia. Jesus atribui a mentira ao diabo.

“O pai de vocês é o diabo , e vocês querem realizar o desejo do pai de vocês. Desde o começo ele é o assassino, e nunca esteve com a verdade. Quando ele fala mentira , fala do que é dele, porque ele é mentiroso e pai da mentira. Eu falo a verdade , e por isso vocês não acreditam em mim”(Jo 8.44-45).

Jesus não acusa as consciências individuais de cada uma das autoridades-constituídas de sacerdotes , anciãos e doutores. Ele denuncia e ataca o sistema religioso deles , todo formado pelo templo e o domínio que as autoridades exercem sobre os pequenos , impondo-lhes jugo insuportável. A tudo isso o apóstolo Paulo chamará de “lei”.

A verdade de Jesus encontra resistência terrível. Se uma pregação o não encontra resistência, é pouco provável que seja de Jesus. Jesus não veio para agradar , mas para salvar a humanidade do reuni da mentira. A mentira está no sistema religioso que se desvia da verdadeira mensagem de Deus.

Como podemos conhecer a verdade?

Jesus explica: “Se vocês guardarem a minha palavra , vocês de fato serão meus discípulos ; conhecerão a verdade e a verdade libertará vocês”(Jo 8.31-32).

Ser discípulo ou conhecer a verdade é a mesma coisa. Qual é a palavra de Jesus? Ela é muito simples. A palavra de Jesus é o seu mandamento , e o seu mandamento é simples: “Eu dou a vocês um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Se vocês tiverem amor uns para com os outros , todos reconhecerão que vocês são meus discípulos”(Jo 13.34-35). Não se reconhece o discípulo pelo fato de que ele sabe repetir o que ensinou o mestre , como faziam os doutores da lei. Porém . todos podem reconhecer quais são os discípulos de Jesus pelo amor que praticam. O discurso não basta para conhecer. A leitura da bíblia não basta. O conhecimento do catecismo , escolas dominicais e teologia não bastam. Para conhecer realmente é preciso amar. Cada um precisa praticar o amor a todos , se quer saber o que é a verdade. Cada um deve fazer sua experiência. Não se pode amar no lugar do outro, nem conhecer por meio de uma informação ou conhecimento transmitido pelo outro.

A verdade é o amor ao outro e este amor se realiza em qualquer lugar do mundo , a qualquer momento. O verdadeiro culto realiza-se na vida comum e nas relações humanas de cada dia.

A religião pode ter um valor pedagógico assim como o apóstolo Paulo fala da lei como pedagogo (Gl 3.24-25). A religião deve evitar a tentação de se iludir pensando que é a verdade, o caminho e a vida. A religião pode ser também a grande ilusão e mesmo a grande mentira, quando é usada para que a pessoa se sinta aprovada, legitimada , justificada, assim como aconteceu com os fariseus do evangelho. Para eles a religião foi o grande obstáculo , porque impedia que se abrissem ao conhecimento da verdade.

Conhecer a verdade, ver a Deus ou ver a Jesus ressuscitado são sinônimos. Não se trata de um modo de conhecimento sensível ou intelectual. Trata-se de uma forma de conhecimento que não tem equivalente na nossa experiência comum. Por isso, esse conhecimento não é acessível a todos, mas somente para aqueles que o vivem realmente , ou seja, praticam o mandamento do amor.

Não adianta discutir ou procurar convencer. Uma pessoa vê ou não vê. Não adianta forçar alguém que não pode ver a ver. Somente pode ver quem está no caminho de Jesus pelo amor. Os demais não podem enxergar nada e somente podem explicar a visão dos outros como ilusão ou loucura. Ver a verdade não é como ver um objeto, ou “ver” um raciocínio. É um ver que envolve a pessoa toda , a vida toda. Não é uma visão que se contempla durante um momento para passar outro objeto. É uma visão que a partir do momento que a conhecemos, transforma a nossa vida.

Referencia: “O que é a verdade?”. José Comblin. Editora Paulus

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round
bottom of page