top of page

Perdão: para curamos a nós mesmos e sermos realmente cristãos.


Perdão é a ação humana de se livrar de uma culpa, uma ofensa, uma dívida e etc. O perdão é um processo mental que visa a eliminação de qualquer ressentimento, raiva, rancor ou outro sentimento negativo sobre determinada pessoa ou por si próprio.

O perdão nos livra da mágoa e do sentimento de culpa que guardamos dentro de nós que muitas vezes nos causam doenças emocionais e físicas. Portanto quando ficamos livres da mágoa e do sentimento de culpa pelo ato de perdoar estamos construindo o caminho para nossa cura interior.

A maioria das pessoas tem muita dificuldade em perdoar e um dos principais motivos é confundir perdoar com “desculpar”.

Temos a impressão que se perdoarmos alguém estaremos coniventes com o erro da pessoa ou livrando a pessoa de pagar o que nos deve . Na verdade , o perdão não vai livrar ninguém da culpa, ou seja , se alguém fez algo de errado contra você , um crime por exemplo, esta pessoa terá que pagar por este erro, você perdoando ou não!

Na maioria da vezes que perdoamos, a pessoa nem fica sabendo , pois o perdão é um ato de amor , de compaixão, onde por misericórdia, cancelamos mágoa e culpa em nosso coração e ficamos livre do “lixo” que alguém tinha deixado dentro de nós.

Portanto quando perdoamos , não estamos tirando a culpa da outra pessoa e sim eliminando a mágoa , raiva e ódio que estavam dentro de nós e desta forma nos sentimos livres e certamente mais saudáveis.

Outra dificuldade em perdoar é que no fundo temos um desejo de vingança , ou seja, o famoso “isso não vai ficar assim ou “isso não vai ficar barato”. Queremos no fundo que a pessoa pague por aquilo que fez e enquanto isso não acontecer, nós não perdoamos. Isto é outro grande erro , pois quando perdoamos, não mudamos o outro e sim a nós mesmos.

Por que para o cristão o perdão é essencial ?

Porque para ser cristão , não há a menor possibilidade de conviver dentro de uma mesma pessoa o amor e o ódio.

Se o caminho do cristianismo é o caminho do amor, e a falta de perdão nos leva ao ódio , raiva , ira dentre outras coisas , não perdoar nos leva a um desvio do caminho do ser cristão. Muita gente acha que perdão é coisa de gente fraca , mas é exatamente ao contrário , perdoar é para os fortes.

A recusa do perdão não só nos coloca uma barreira em nossa profunda inclinação ao outro e à nossa vocação para a partilha , mas também desvia nossa capacidade de amar. Como disse Jacques Marin , “todo obstáculo ao perdão é um obstáculo ao amor”.

Em resumo , o perdão nos liberta da mágoa , sentimento de culpa e de todas as doenças que estes sentimentos carregam e também revela quem é o verdadeiro seguidor de Cristo.

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round
bottom of page