É Medo ou Ansiedade? Entenda a diferença e o perigo de ser Ansioso
Há uma diferença sutil entre ansiedade e medo. O medo é um sentimento que você tem quando vê ou experimenta alguma coisa que o assusta. A ansiedade pode ser entendida como um tipo de medo que você vivencia quando está pensando ou se preocupando com alguma coisa que poderá ou não acontecer , em vez de estar experimentando algo concreto e real.
Posso temer pela minha vida sem um carro cruzar por mim em alta velocidade quando eu estiver no meio de uma estrada. Mas, se eu estiver sentado em casa , pensando sobre isso e ficar preocupado com a segurança nas estradas , posso ser descrito como uma pessoa ansiosa. A ansiedade e o medo provocam sensações semelhantes no organismo
O medo propriamente dito é “real “, ou seja, você está vivenciando um problema que está na sua frente. A ansiedade é pura imaginação. Você imagina que na próxima semana não será capaz de passar em um exame de avaliação, ou que vai correr perigo em uma estrada, ou que poderá ficar doente etc., ou seja, nada disso ainda aconteceu e em grande parte dos casos nem chega a acontecer, portanto na maioria das vezes que estamos ansiosos e sofrendo por algo que poderá acontecer, na maioria das vezes nem acontece e sofremos à toa.
Quando sentimos medo, que geralmente é por algo que está realmente acontecendo, o nosso organismo apresenta uma reação chamada de lutar ou fugir. O que seria isso? Quando estamos em um perigo diante por exemplo de um animal que nos ameaça, temos que decidir entre correr ou lutar e para isso nosso organismo produz diversas substancias químicas e hormônios que são liberados em nosso sangue e vão preparar nosso organismo para esta situação. Por isso que quando sentimos medo, o coração começa a bater acelerado, a boca fica seca, respiramos rápido (ofegante), ficamos pálidos pois o sangue foi direcionado para os órgãos importantes para aquela situação de luta ou fuga, como os músculos por exemplo. Toda esta reação de nosso organismo, é um sistema de defensa natural nosso no momento de risco real, em que sentimos medo e que serve para preparar nosso organismo para uma luta ou fuga as vezes de vida ou morte.
Agora, toda esta mudança em nosso organismo (batimentos cardíacos acelerados, respiração ofegante, palidez etc.) podem ser desencadeados pela ansiedade, ou seja, apenas imaginamos que estaremos de frente para uma situação de perigo e como consequência nosso organismo desencadeia todo este processo de produção de substancias no sangue para o reflexo de lutar ou correr.
Percebeu a diferença? No medo, a coisa está acontecendo e na ansiedade você está apenas imaginando que vai acontecer, sofrendo com todas estas mudanças e o pior, na maioria das vezes nem acontece.
No medo o organismo sofre estas mudanças apenas no momento crítico do perigo. Quando passou o perigo todos estes sintomas cessam (coração disparado, respiração ofegante, pupilas dilatadas etc.). Entretanto na ansiedade, a pessoa tem estes sintomas durante todo o tempo de ansiedade, ou seja, imagine ele aguardando este suposto perigo durante um mês!! Durante todo este período o organismo estará sofrendo todo este bombardeio de sintomas podendo levar a doenças tanto emocionais como físicas (problema cardíaco, gastrite etc) geralmente a troco de nada, pois na maioria dos casos o perigo só acontece em um lugar apenas, na imaginação.
Hoje existem diversos medicamentos para tratamento da ansiedade, porém apenas controlam, mas não curam.
E qual é a cura? Não se surpreendam, mas a cura definitiva da ansiedade é a fé verdadeira em Deus que automaticamente nos fornecerá confiança e deixaremos de ficar imaginando tragédias no futuro que quase sempre não acontecem.
A ansiedade para os teólogos é um sinal evidente de falta de fé!!!
Existem vários versículos na bíblia que deixam isso claro, cito apenas um deles:
“Não fiquem ansiosos por causa de coisa alguma, mas em tudo, por orações e súplicas, junto com agradecimentos, tornem os seus pedidos conhecidos a Deus; e a paz de Deus, que está além de toda compreensão, guardará o seu coração e a sua mente por meio de Cristo Jesus.”.
Filipenses 4,6-7