top of page

Angústia - Uma doença emocional, mas uma grande oportunidade de conversão.


Angústia é a sensação psicológica que se caracteriza pelo sufocamento, pelo peito apertado, ansiedade, insegurança, falta de humor, com ressentimentos aliados a alguma dor e as vezes até tremores.

Para a psiquiatria, a angústia pode ser um sintoma de depressão. Porém, nem todas as pessoas com angústias periódicas devem ser tidas por depressivas. Este sentimento também pode significar uma manifestação de ansiedade, por exemplo.

Tais sintomas se apresentam muito fortes e impedem que a pessoa siga com a vida normalmente. A angústia pode trazer também sintomas físicos, que vão muito além do tremor. A angústia patológica pode evoluir para quadros em que a pessoa acredita que sua integridade está ameaçada; são os estados de paranoia e perseguição.

O fato é que a angustia é a sensação do nada.

A angústia apesar de ser muito estudada tanto na filosofia, psicologia e psicanálise, devemos também ter um olhar do campo da fé sobre ela.

Isto porque quando estamos angustiados, temos a sensação do nada, e esta sensação apesar de trazer todos estes sintomas descritos acima, também consiste em uma grande oportunidade de mudança e transformação pessoal.

Por que?

Porque a sensação do nada nos trás um olhar mais consciente da realidade e aproximamos de nosso eu verdadeiro.

Esta experiência de vivência da realidade é talvez o principal meio de caminharmos para uma verdadeiro arrependimento e conversão.

Quando uma pessoa “se acha” muita coisa, ela na verdade não encontra nada, pois está vivendo num mundo de ilusões. E quando ela reconhece que é nada, é que ela vai realmente encontrar “o tudo”, pois é no nada que perdemos nossas ilusões e nossas máscaras são arrancadas. Neste nada, sobrou apenas nós mesmos e é neste momento quando pode acontecer a experiência do encontro pessoal com Deus.

Porque quando somos verdadeiros (sem máscaras), é que ficamos aptos para nos relacionarmos com sinceridade com o Criador, que exige de nós para comunicarmos com Ele, postura de sinceridade e total entrega.

A maioria das pessoas que tem esta experiência do encontro com Deus estavam em processo de angústia com sensação do nada, por isso é que frequente observarmos que pessoas que perderam tudo , ou que descobriram que tinham câncer , ou afundaram nas drogas muitas vezes tem um processo forte de conversão , ao passo que as pessoas que estão como que “anestesiadas” pelas ilusões do mundo ( como prazeres , consumismo , sexo , droga, etc) acabam não enxergando a verdadeira realidade, não conseguindo ter o chamado “despertar espiritual”.

Estas pessoas geralmente passam a vida cegas em seu mundo da fantasia.

A angústia, portanto, mais do que importante, é essencial para nossa experiência de Deus e deve ser olhada não apenas como uma enfermidade e sim como uma grande oportunidade de mudança interior e transformação radical para o caminho cristão.

Neste momento, existe uma grande chance de “cair a ficha” e nos darmos conta que existe algo maior, muito mais importante que nós mesmos e que por meio dele é que conseguiremos sermos resgatados desta grande aflição.

É neste momento que poderemos ter o privilegio de recebermos a graça desta experiência de amor com Deus e mudarmos de uma maneira definitiva o rumo de nossa vida.

A angústia apesar de ser considerada pela psicanálise como uma doença emocional, deve também ser olhada como uma grande oportunidade de conversão.

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round
bottom of page