O Nosso maior inimigo
Todos nós crescemos com a preocupação de sermos aceitos pelo mundo e pela sociedade, afinal de contas um dos maiores medos que o ser humano tem é o de ser rejeitado. Entretanto para sermos aceitos temos que nos “configurar” ao mundo, ou seja, como as pessoas querem que sejamos para podermos sermos aceitos.
A partir deste momento começamos a criar um personagem, uma espécie de “boneco” para sermos vistos pela sociedade e admitidos em determinados grupos, turma, “tribos” ou comunidades.
Este personagem que criamos é o que chamamos de Ego.
O Ego é exatamente o oposto do verdadeiro eu. O Ego não é a pessoa em si. O Ego é uma mentira que nós criamos para nos defender, para não sermos excluídos, para sermos “politicamente corretos”, enfim para “sobrevivermos” nesta sociedade mundana. Além disso a sociedade implanta na mente de todos a ideia de correr em busca do sucesso, dos diplomas para sermos reconhecidos e obviamente “bem-vindos”.
Quanto mais aumentamos nosso Ego, mas distante ficamos de nós mesmos. Por isso que se o homem não abandonar o seu Ego, nunca vai chegar a conhecer a si mesmo.
Ao destruir ou desmascarar o Ego, você vai descobrir seu ser. E essa descoberta é a maior possível, porque dá início a uma peregrinação totalmente nova em direção à felicidade suprema, rumo à vida eterna.
O Ego constantemente treme de medo, pois sabe muito bem que é um artefato, um dispositivo artificial criado pela sociedade para fazer com que as pessoas continuem a correr perseguindo sombras.
É uma competição predatória e uma verdadeira escravidão. E torna-se tão importante para o homem que ele se esquece completamente de que esse Ego foi plantado nele desde o inicio pela sociedade, pelos professores e pela mídia. O que por exemplo os professores fazem desde o jardim de infância até a universidade? Reforçam o Ego das pessoas. Cada vez mais, elogios, medalhas e diplomas são adicionados ao seu nome, e as pessoas começam a se sentir cada vez maiores.
O caminho de conhecer a Deus e conhecer a si mesmo é exatamente o inverso do caminho do Ego.
Caso queira dar o primeiro passo rumo ao crescimento espiritual e ser realmente um verdadeiro cristão, desmascare seu maior inimigo, que é seu Ego. Desperte e verifique que este personagem que você criou para ser aceito está muito longe de ser realmente você.
Deus quer conversar com seu eu verdadeiro e não com seu Ego que é uma farsa.
Não existe processo de verdadeira conversão (metanoia) se vivemos em função de nosso Ego.
O Ego é nosso maior inimigo e uma muralha que temos que derrubar, se quisermos realmente encontrar a verdadeira felicidade, liberdade e paz de espirito.