top of page

A “carne é fraca”? Ou você que é ?

A palavra carne, de acordo com a teologia, denota a fragilidade humana e a sua tendência ao pecado.“A carne é fraca” é uma expressão que significa que o corpo não aguenta, o instinto não resiste , ou seja, você até pensou ou tentou não fazer algo errado, mas seu instinto e suas vontades te fizeram ceder. Esta expressão popular é muitas vezes usada para a pessoa se justificar ou se desculpar por um erro cometido.

Sobre isso , o grande São Paulo faz uma declaração surpreendente em sua carta aos romanos:

“Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio. E, se faço o que não desejo, admito que a lei é boa. Neste caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne”( Romanos 7,15-17).

O que São Paulo estava querendo dizer?

Que nós temos duas forças dentro de nós. Uma é o espírito que nos leva a fazer a vontade de Deus e a outra é a chamada carne que nos leva ao erro, quando então seguimos o caminho de nossa própria vontade e não a de Deus.

Este erro ou desvio que cometemos seguindo a nossa carne é o que chamamos de pecado. A palavra pecado vem do hebraico hhatá; ou do grego hamartánoquesignifica "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão.

O Pecado é uma falência da relação, é não amar, é um ato de livre escolha, que traz várias consequências para nós, sendo a maior delas a ruptura da relação com Deus.

Em sua primeira carta, o apóstolo João relata que “todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei”(1 João 3,4).Porém o pecado não é apenas um código que transgredimos, mas uma relação que destruímos com nosso próximo, com nós mesmos e com Deus.

Chamamos de pecado original ao primeiro pecado cometido por Adão e Eva, que separou a humanidade de Deus. Este pecado está dentro de nós e ele consiste nesta nossa tendência para caminhar no caminho errado e, portanto, trata-se de uma constante luta que travamos dentro de nós. Muitos definem esta luta como a batalha ou combate espiritual, uma espécie de luta do bem contra o mal em nosso interior.

Como podemos vencer esta batalha?

A solução vem de Jesus, que veio justamente para nos libertar do pecado e restaurar nosso relacionamento com Deus. Cristo veio para “reconectar” o homem com Deus para que o homem seja predominantemente guiado pelo Espírito (pela vontade de Deus) e não por si mesmo (pela carne ou sua própria vontade).

Só conseguimos vencer esta batalha quando realmente entregamos o nosso comando a uma força maior que “vem do alto”, pois sem isso, ficaremos sempre escravos de nossos desejos e paixões.

Com disse Santo Inácio de Loyola o fundador da companhia de Jesus (Jesuítas): “A maior vitória que o homem pode alcançar é a vitória sobre si mesmo”.

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round
bottom of page