top of page

Você é uma pessoa boa?


Uma das impressões mais gratas e inesquecíveis da vida é ter conhecido um homem bom. Quando evocamos a figura de pessoas que nos marcaram pela sua bondade, sentimos um misto de admiração e agradecimento. Sempre quando lembramos vem em nossa mente a frase : “Esse sim , era um homem bom!”

Mas se nos perguntam por que dizemos de certa pessoa que é “boa”, possivelmente será difícil explicar ou nos expressar com poucas palavras. Talvez conseguiríamos dizer algumas coisas do tipo: é alguém que trata bem todo mundo, tem um coração grande, é compreensivo, prestativo etc., no entanto ficaremos com a sensação de não ter dito realmente o porque achamos aquela “pessoa boa”. Entretanto, apesar desta dificuldade de definição, de uma coisa não temos dúvida, de que aquela pessoa de alguma forma que não sabemos direito, nos faz bem.

Isso quer dizer que existe algo naquela pessoa que não conseguimos explicar que irradia em nós algo que nos faz bem e se sentimos isso em nosso coração é porque aquela pessoa apresenta uma qualidade interior, de onde são extraídas riquezas que beneficiam os outros.

Mateus descreve assim: O homem bom tira boas coisas de seu bom tesouro; e o mau tira más coisas do seu mau tesouro (Mt 12,35).

E o que é este tesouro? E o que é o verdadeiro bem que irradia destas pessoas “especiais”?

A resposta é que estas pessoas estão conectadas com o amor de Deus e o que elas irradiam é justamente este amor. Por isso é que não conseguimos explicar com nossas palavras o porque que determinada pessoa nos faz tão bem.

E como eu faço para ser uma pessoa boa e que irradia este bem aos outros?

Jesus deu a dica para a Marta: “Marta, tu te inquietas e te perturbas por muitas coisas, no entanto, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada” (Lc 10,41-42). A melhor parte é estarmos juntos de Cristo, atentos a suas palavras, fazendo da vontade de Deus a luz e o norte de nossa vida. Aí está o verdadeiro bem do homem.

Temos que ter consciência de que Deus nos colocou no mundo para sermos esta “pessoa boa” e cabe a nós com ajuda de Deus conseguir este objetivo.

Realmente valerá a pena termos vivido se no final de nossa vida olharmos para trás, e pudermos dizer que, pela misericórdia divina e apesar de nossas misérias, tivemos a graça de ser um reflexo da bondade de Deus nos corações dos homens.

Livro recomendado: O Homem Bom -reflexões sobre a bondade. Autor Francisco Faus.

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round
bottom of page