top of page

Toda a essência em uma frase

Hilel e Shamai eram os dois mais importantes lideres espirituais nos tempos de Jesus.

Certo dia perguntaram aos dois como eles poderiam resumir toda a lei de Moisés.

Shamai não respondeu, mas Hilel tentou resumir tudo em uma só frase: “Não faça aos outros o que não quer que façam a você. Aí está toda a Torá. O resto é mero comentário”

Esta frase mostra uma saída genial de Hilel com relação a resumir toda a “ética judaica” em uma só frase.

Entretanto, trata-se de uma ética passiva, ou seja , é como se eu ficasse sentado no sofá não fazendo mal a ninguém , quieto no meu canto.

Por outro lado , Jesus modifica esta frase da seguinte forma; “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas" (Mateus 7,12).

Jesus nos convida a “levantarmos do sofá” e irmos em direção ao outro, nos revelando que o amor de Deus é um amor ativo , é uma ação e que temos que tomar a iniciativa para que esse amor torna-se vivo dentro de nós e nos outros.

Nós podemos entender a diferença nestas duas frases da seguinte maneira: na visão de Hilel na qual “não devo fazer aos outros o que não quero que me façam” , eu posso ficar preso no meu egocentrismo , ou seja, trancado no “meu mundo”, na minha comunidade , na minha “redoma” e jogando sal e luz em mim mesmo. Entretanto na frase dita por Jesus, “faça aos outros o que gostaria que fizessem com você”, existe uma mudança do “centro de gravidade” que estava no eu e passa a ser no outro, assim de egocentrismo, passa a ser altruísmo, ficando o outro como o alvo central e será onde jogaremos sal a luz.

Altruísmo, (do latim alter, outro), é a devoção ao interesse do próximo, é a ação que não é motivada por razões pessoais e que realmente visa o bem-estar do outro. Já o egoísmo, é a idéia de que todos os atos de uma pessoa, bons ou maus, são sempre feitos por interesse próprio. O egoísta busca em primeiro lugar os seus próprios interesses. Uma pessoa egocêntrica é aquela que só é capaz de interagir com as pessoas e as coisas se absolutamente tudo girar em torno do seu “eu”

Já o altruísta serve com amor, doa-se sem estabelecer condições. Como disse o Apóstolo Paulo, “Não busca seus próprios interesses”. Na parábola do bom pastor, Jesus apresenta-se como Modelo de altruísmo. “Eu sou o Bom Pastor, o Bom Pastor dá a Sua vida pelas Suas ovelhas” (João 10.11).

Temos que nos conscientizar que o outro, está sempre nos esperando, mesmo que seja apenas para dizermos uma palavra, para ouvirmos ou apenas para darmos um abraço.

Pois será justamente no outro que encontraremos o amor de Deus e consequentemente encontraremos a nós mesmos.

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round
bottom of page