top of page

Solidariedade ou fraternidade?

É fundamental diferenciarmos solidariedade de fraternidade. Solidariedade é a ação de ser bondoso com o próximo, assumindo uma função de colaborador. Portanto, ser solidário consiste em ajudar o outro, com boas intenções e generosidade. Já a fraternidade consiste em uma responsabilidade reciproca, que emerge quando o ser humano não pode mais fundar sua vida no controle que tem sobre o seu ambiente, mas á obrigado a fundá-la sobre a relação com outro ser humano.

A solidariedade é um processo de via única, na qual doamos, mas sem esperar reciprocidade. A fraternidade por outro lado apresenta uma via dupla, ou seja, existe uma reciprocidade.

Diante desses conceitos, podemos concluir inicialmente que a solidariedade é uma atitude emergencial, mas não provoca mudança positiva no receptor, mas pelo contrário, o receptor acaba ficando aguardando a próxima “solidariedade” para beneficia-lo e continua na mesma condição. Esta postura acaba levando o receptor a tornar-se acomodado e sem uma solução ou perspectiva para tira-lo daquela condição. O continente africano sofreu deste grande mal com as inúmeras organizações de solidariedade enviando doações de alimentos, vestuários, medicamentos e acabou educando muitas comunidades africanas a uma cultura de receptores sem mudança de realidade e continuamente dependentes.

Portanto a solidariedade é um sistema vertical (doação de cima para baixo sem reciprocidade) e a fraternidade, um sistema horizontal (sistema com reciprocidade e ação bilateral).

Apesar da solidariedade ser uma atitude que gera mais um cuidado emergencial do que uma solução social, não deixa de ter seu grande valor, especialmente por estar vinculada ao conceito de caridade.

E nessa questão temos que estar cientes que existe uma diferença entre ser solidário e ser caridoso.

A solidariedade é um estímulo, uma maneira maravilhosa de expressão do bem, para tornar o ambiente em que vivemos um local menos desigual, socialmente falando. Já a caridade, vai além… A caridade vem de dentro e, normalmente, é invisível perante os olhos da sociedade.

A solidariedade modifica o ambiente exterior, tornando o mundo um lugar melhor para viver, mas não deve ser confundida com caridade, que é uma modificação do universo interior refletida em singelos gestos cotidianos, que não espera recompensas (nem divina), nem agradecimentos.

Portanto a caridade consiste no amor incondicional, compaixão e empatia e subentende um valor muito acima de apenas um ato de solidariedade, mas vazio de amor, apenas uma ação social.

A caridade acaba participando ativamente do processo de transformação do coração do doador, tornando-o uma pessoa mais humana, altruísta e que de certa forma acaba funcionando como uma luz para uma nova humanidade centrada no amor ao próximo. Assim a solidariedade com caridade apesar ter pouco poder de transformar interiormente o receptor, trata-se de uma poderosa terapia para a mudança do doador.

Caridade não é doar o que tem, é se doar… Caridade é amar.

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round
bottom of page