top of page

Você já nasceu de novo?

Um dos diálogos mais enigmáticos da bíblia foi entre Jesus e Nicodemos. Quem era Nicodemos? Nicodemos era um judeu extremamente religioso, conhecedor das sagradas escrituras e considerado um mestre ou seja , um religioso altamente conceituado. Entretanto apesar de todo o seu currículo teológico, Nicodemos sentia que ainda não tinha achado a resposta do verdadeiro sentido da vida e consequentemente o que era a verdadeira felicidade, liberdade e ter a paz de espirito que somente a pessoa que está salva pode experimentar. Desde que o mundo existe, os sábios se perguntam: “De que modo se pode alcançar a justiça e a bem-aventurança?”

Nicodemos sabia que Jesus tinha a resposta e como era fariseu, foi a noite, escondido de seus companheiros, para encontrar Jesus. E Jesus responde com a seguinte frase assustadora para Nicodemos : "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". Nicodemos não entende a resposta de Jesus e pergunta: “como pode alguém nascer de novo?”(João 3,3-4)

A dúvida de Nicodemos é a mesma de muitos hoje. O que é nascer de novo? Podemos começar a responder falando o que não é nascer de novo.

Nascer de novo não é simplesmente fazer parte de uma religião, pois Nicodemos era uma autoridade religiosa , considerado mestre dentro os fariseus. Muitas vezes achamos que participar de toda a programação da igreja estamos “garantidos no céu” mas como estamos vendo agora , não é assim. Nascer de novo também não depende de fazer ou deixar de fazer boas ações, ter bom comportamento e ser “certinho”.

Nascer de novo não depende da capacidade intelectual, pois o Nicodemos tinha alto nível intelectual e conhecedor da sagrada escritura. E Jesus continua explicando:

"Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.João 3:5

Nicodemos com todo seu conhecimento, continua não entendendo o que é nascer de novo e pergunta: "Como pode ser isso? "

Disse Jesus: "Você é mestre em Israel e não entende essas coisas?João 3:9,10

Em outras palavras, é como se Jesus perguntasse a Nicodemos, “você é altamente religioso, teólogo , segue todos os rituais , sabe a bíblia e não sabe o que é nascer de novo?”

Infelizmente esta é a realidade do cristianismo de hoje. A maioria das pessoas que frequentam as igrejas cristãs, e que se dizem cristãos, assim como Nicodemos, não sabem o que é nascer de novo. E se não sabem o que é nascer de novo, ainda não sabem o que é ser cristão e estar verdadeiramente com uma vida nova em Cristo.

Nascer de novo significa ter uma mudança radical da mente e do coração, ou seja, uma verdadeira conversão, uma mudança de rumo, um giro de 180 graus na vida, em que nos transformamos em uma nova criatura como disse apóstolo Paulo: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! (2 corintios 5,17).

Somos um novo homem, o passado com suas culpas e mágoas desaparecem e nosso coração fica finalmente curado das doenças emocionais. É um encontro com a verdadeira felicidade , liberdade e a paz de Cristo.

Mas para isso, é preciso uma entrega ao evangelho. É ser verdadeiro e sincero e se confessar impotente diante de Deus abrindo o coração sem as máscaras do ego. A partir disso é que receberemos o Espirito Santo, responsável por este novo nascimento, um verdadeiro milagre chamado metanoia, que transforma o homem “do mundo” para o homem de Deus.

Você já nasceu de novo?

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round
bottom of page